quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O nosso atleta Francisco Carvalho conta-nos a sua experiência na primeira Maratona em que participou. Parabéns pelo feito!

12ª Maratona do Porto EDP feita!

No passado dia 8 de Novembro, realizou-se mais uma edição da Maratona do Porto.
Após já ter feito 5 meias-maratonas ( Triatlo Longo de Lisboa 2014, Triatlo Longo de Caminha 2014, Meia-Maratona dos Descobrimentos 2014, Triatlo Longo de Lisboa 2015 e Meia-Maratona do Porto) e uma prova de 20 km (20 km Cascais) chegou a hora de me estrear nos 42.195m que compõem uma maratona.
Com pouco treino e a duas semanas da prova, decido ir à luta e inscrevo-me nesta aventura. Na forma física em que me encontrava, sabia que, para cortar a meta tinha de gerir muito bem o esforço e sofrer muito. Mas estava disposto a isso mesmo!
Às 9h e já com algum calor, oiço o sinal de partida e começo a prova com um ritmo bastante confortável (mais ou menos 4:45 min/km). Chegando ao km 10 sou forçado a parar para fazer as minhas necessidades. Continuo neste ritmo, com boas sensações mas sabia que muito provavelmente iria quebrar e por isso, teria de baixar o ritmo. E assim foi, ao km 16 vejo-me obrigado a encostar para alongar porque já tinha dores nos joelhos. Com isto, retomo a minha corrida ao ritmo que ia. Mais à frente, entre o km 21 e 33 fui, mais uma vez, obrigado a parar para alongar. Senti que já vinha em quebra mas ao km 33 senti mais forte, ao ponto de ter de conciliar corrida ou caminhada. Neste fase, o ritmo de corrida era mais ou menos de 5:50 min/km. A capacidade de sofrimento ajudou-me a chegar à meta, não quero com isto dizer que a capacidade física seja menos importante. Muito sinceramente e após a aventura, não sei se a capacidade física será mais importante que a psicológica ou se, uma é mais importante do que a outra. Nos abastecimentos, procurei sempre hidratar-me e alimentar-me o melhor possível.
Após 3h51 corto a meta com uma grande dor de pernas, mas nada que se comparasse à minha felicidade (que era mil vezes maior). Foi um sonho realizado. Um dia inesquecível para mais tarde recordar com saudade.
Certamente é uma experiência a repetir porque o cortar a meta numa prova com esta dimensão é algo maravilhoso.
Posto isto, aproveito para agradecer a todas as pessoas que apoiaram durante todo o percurso e também às que me ajudaram a chegar até aqui. O meu MUITO OBRIGADO.

Francisco Carvalho

Quinta Feira, 12/11/2015


Sem comentários:

Enviar um comentário