terça-feira, 30 de julho de 2013

II TRIATLO DE ESPOSENDE - Campeonato Nacional Jovem e Campeonato Nacional de Clubes

  • Campeonato Nacional Jovem

  • Teleperformance "os Belenenses" conquista 5º lugar por equipas;
  • Madalena Almeida vence em Juvenis Femininos e Vera Vilaça conquista prata;
  • Campeonato Nacional de Clubes
  • David Carneiro sobe ao pódio em sub-23 para receber a medalha de bronze;

Realizou-se este Sábado o II Triatlo de Esposende - última prova a contar para o Campeonato Nacional Jovem. Em termos colectivos a Teleperformance "os Belenenses" partiu um pouco em desvantagem para esta competição, visto que apenas 14 jovens conseguiram marcar presença nesta prova. No entanto, fruto do trabalho de todos, conquistou-se um excelente 5º lugar por equipas. De louvar o trabalho de equipa realizado (solicitação da equipa técnica) uma vez que estava em causa a discussão dos títulos nacionais de triatlo.

Benjamins Masculinos: Neste prova marcou presença o António Vaz, realizando uma prova equilibrada nos 3 segmentos. Conforme já nos tem habituado, o António realizou um excelente sprint final na corrida, tendo terminado a prova no 9º lugar, num total de 15 participantes;

Infantis Masculinos: O João Carlos e o Diogo Cardoso foram os nossos representantes nesta prova. Estes dois atletas realizaram o percurso de natação e ciclismo praticamente em conjunto, tendo o João terminado a corrida final de forma mais rápida, conquistando o 17º lugar. O Diogo terminou a sua prova na 22º posição. De destacar a boa evolução que estes dois atletas têm tido no percurso de natação;

Iniciados Femininos: Nesta prova estiveram presentes duas atletas: a Lúcia e a Melanie. Após um bom segmento de natação de ambas, a Lúcia desde cedo começou a lutar por um lugar no pódio. Após os 3 segmentos, a Lúcia acabaria por ficar no 5º lugar a apenas 30 segundos de um lugar no pódio. A Melanie após realizar uma prova bastante constante, atingiu no final o 19º lugar.

Juvenis Masculinos: Nesta prova marcaram presença 4 atletas. O Vasco Vilaça, acabou por ser o melhor atleta do clube em prova, no entanto devido a uma natação um pouco inferior em comparação com os seus mais directos adversários, viu-se obrigado a realizar uma prova de trás para a frente. Num percurso plano, tornava-se dificil chegar aos grupos da frente. Na corrida acabou por ir recuperando vários lugares, tendo terminado num excelente 4º lugar. O Martim, manteve a sua regularidade na natação, sendo novamente um dos mais rápidos em prova. À saída da água conseguiu integrar um bom grupo de ciclismo. Na corrida acabou por perder algumas posições para a frente, ainda assim terminou a prova no 16º lugar. O Pedro Carlos, atleta que tem tido uma evolução de destaque ao longo desta época, efectuou mais uma prova de muito bom nível, acabando por recuperar lugares na corrida final, o Pedro terminou a prova no 19º lugar. Por último, destaca-se o Francisco, com uma prova bastante equilibrada nos 3 segmentos. Destaca-se a sua evolução no segmento de natação e o ritmo forte que impôs durante todo o ciclismo. O Francisco viria a classificar-se no 33º lugar.

Juvenis Femininos: A nossa presença ficou marcada nesta prova com 5 atletas. A Madalena, após sair da água na 3ª posição, acreditou até ao final que poderia vencer a prova. A atleta conseguiu gerir muito bem o seu esforço, realizando um ataque final na última volta de corrida, ataque este sem resposta da parte das suas directas adversárias. Desta forma a Madalena venceu na competiçãpo feminina - de destacar que esta foi a sua primeira vitória num campeonato nacional. A Vera Vilaça, efectuou mais um bom segmento de natação, tendo realizado o percurso de ciclismo sempre sozinha na frente, no entanto, com pouca distância para as restantes. A Vera lutou até ao final, tendo sido apenas ultrapassada pela sua colega Madalena, terminando a apenas 10 segundos do 1º lugar. A Mafalda, acabou por perder algum tempo na natação e na transição, o que a impossibilitou de discutir os lugares da frente. No entanto, é de destacar a força de vontade que demonstrou durante toda a prova, nunca desistindo em ir mais além. A Mafalda terminou a prova num excelente 5º lugar. A Mónica Vera Cruz realizou uma prova bastante equilibrada nos 3 segmentos. De destacar a sua natação e corrida final, onde tem realizado claros progressos. A Mónica, terminou a sua prova no 12º lugar. Na posição imediatamente a seguir (13º) terminou a Joana Teixeira. A Joana, devido a um problema técnico, perdeu algum tempo na transição para o ciclismo, o que a levou a realizar uma corrida de trás para a frente, recuperando alguns lugares na corrida final.

Prova Aberta: Nesta prova marcaram presença 2 atletas e 1 equipa de estafetas. O João Cardoso com uma prova bastante regular, terminou a prova 18º lugar (2º lugar do seu escalão). O nosso recém-chegado Rodrigo, terminou a prova no 26º lugar (11º Senior). De destacar que esta foi a primeira prova do Rodrigo -  o objectivo foi cumprido com um excelente resultado final. A nossa estafeta, composta pela Fátima, António e Vera, conquistou um espectacular 3º lugar. De realçar a natação da Fátima, que com um ritmo sempre constante chegou ao final com diversos atletas atrás dela.


Debaixo de muita chuva, realizou-se no Domingo, a prova a contar para o Campeonato Nacional de Clubes. Com partida a 750 metros do parque de transição, a natação fez-se de forma extremamente rápida devido à corrente existente.
O David, Zé e Gabriel, realizaram um espectacular percurso de natação, o que possibilitou a integração de bons grupos no ciclismo. O David foi o mais rápido na água, integrando o 3º grupo no ciclismo, com distâncias muito curtas para a frente (20" e 40" segundos para os grupos da frente, respectivamente). Na entrada para a corrida, o David era o 5º classificado do seu escalão, no entanto, o 3º lugar esteve sempre à vista. Com uma grande coragem, juntou-se na ultima volta aquele que era na altura o 3º classificado, acabando por o ultrapassar conquistando a medalha de bronze no seu escalão. De realçar que o David conseguiu fazê-lo junto dos melhores atletas nacionais - o atleta que venceu no seu escalão foi também o vencedor absoluto.
O , tendo efectuado uma natação sem fato, perdeu muito pouco tempo para frente neste percurso. Ao realizar um excelente percurso de ciclismo, o Zé foi recuperando vários lugares, colaborou para reduzir a distância para os grupos da frente ajudando o seu colega de equipa David. Já na última volta, o Zé realizou um ataque final, o qual não teve qualquer resposta da parte dos seus adversários. Devido a lesão, que o tem impedido de treinar corrida, o Zé acabou por abrandar o ritmo no último segmento. Ainda assim, terminou a prova no 22º lugar entre 139 participantes (6º Sub-23).
O Gabriel integrou um bom grupo de ciclismo e conseguiu sempre dar resposta aos vários ataques impostos, puxando o seu grupo na maior parte do tempo. Fruto desse esforço, acabou por perder algum tempo na corrida final, tendo terminado no 70º lugar. Sendo um dos mais novos em competição, o Gabriel atingiu um 6º lugar no seu escalão (Cadetes).

Os Parabéns a todos os atletas e equipa técnica pela excelente época desportiva.
Seguem-se umas merecidas férias! Voltaremos em Setembro...

Sem comentários:

Enviar um comentário